Por que o valor da quota do MultiFlex é divulgado na 2ª quinzena do mês subsequente?

Porque essa divulgação, diferentemente dos fundos de investimentos de bancos, envolve diversos processos de apuração de resultados que são finalizados próximos da primeira quinzena do mês subsequente. Ou seja, para definir o valor da quota mensal do plano é preciso ter as rentabilidades de todas as classes de ativos que compõem a carteira do MultiFlex, além do fechamento contábil do mês, no qual são considerados o rendimento financeiro e as despesas administrativas da Fundação Promon.

Detalhando um pouco mais! Como exemplo vamos considerar o caso de um fundo referenciado DI, que é negociado nos bancos comerciais. A quota é calculada e divulgada diariamente porque esses fundos têm somente ativos financeiros em sua carteira e seu valor é conhecido diariamente. É o famoso “valor de mercado”. Os agentes financeiros têm a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), e outros entes do mercado, como fonte de obtenção diária do valor de cada título que compõe o respectivo portfólio do fundo e, desta maneira, conseguem precisar quanto vale cada ativo individualmente e, consequentemente, o valor de todos os ativos daquele fundo, gerando a quota diária.

O mesmo processo ocorre com a quota do MultiFex, mas a diferença está na composição da carteira do plano que não tem somente fundos de investimentos no mercado financeiro. A estratégia dessa carteira, definida pela Política de Investimentos, é composta por várias classes de ativos financeiros como fundos de investimentos, debentures, letras financeiras, além da parcela de empréstimos a participantes, fundos de participação em empresas, fundos no exterior dentre outras. Cada classe dessa tem uma maneira própria para calcular a sua rentabilidade e, em alguns casos, sua atualização depende da divulgação do índice de inflação como, por exemplo, o INPC, que é divulgado até 8º dia útil do mês subsequente.

Obtidas as rentabilidades das classes de ativos e conhecidos os números do fechamento contábil do mês da Fundação, o valor da quota do plano é calculado e divulgado aos participantes de várias maneiras:

1ª No Portal do Participante, o extrato da Conta (Minha Conta) traz o valor da quota do plano, além de exibir o saldo atual atualizado.

2º No Portal do Participante, na seção Sobre a Entidade, há o documento “Acompanhamento da quota” que traz o valor da quota do plano, desde 2005.

3º No Informativo MultiFlex, encaminhado por e-mail e disponibilizado nas intranets das patrocinadoras e no Portal do Participante (Sobre a Entidade, Documentos, Demonstrações Financeiras, Acompanhamento da Quota)

Fique por dentro do seu plano de previdência e da Fundação Promon. Acesse o Portal do Participante (www.fundacaopromon.com.br, Área do Participante) e leia o Regulamento do MultiFlex e o Estatuto da FPPS.

Se tiver alguma dúvida sobre esse tema, ou dificuldade para acessar o Portal do Participante, contate a Fundação Promon, fpps@promon.com.br.

<Voltar