O que é Política de Investimentos e para que ela serve?

As contribuições feitas pelo participante e patrocinadoras ao MultiFlex são aplicadas no mercado financeiro para que os rendimentos obtidos aumentem as reservas previdenciárias dos participantes. Daí a importância da rentabilidade ao longo do tempo e de como os recursos são investidos. É neste contexto que se aplica a Política de Investimentos (PI).

Mas o que é a PI? É um documento obrigatório, elaborado anualmente pela Diretoria e aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fundação Promon, que contém diretrizes e medidas que norteiam a gestão dos recursos financeiros do MultiFlex por um período de cinco anos, estabelecendo, inclusive, os limites mínimos e máximos de aplicação dos recursos do plano para cada classe de ativo. Para a elaboração da PI, é considerado o cenário macroeconômico projetado para o período, mas coerente e consistente com as premissas e estratégias de longo prazo, e as características do plano de previdência a que se refere, uma vez que cada plano administrado pela Fundação – MultiFlex e BásicoPlus -, além do Plano de Gestão Administrativa, tem a sua PI.

Como a PI é elaborada? De maneira simplificada, o processo de definição da Política de Investimentos se inicia com a elaboração de um estudo de “fronteira eficiente”. Esse estudo tem como objetivo verificar a composição ótima da carteira de investimentos com a melhor relação risco x retorno, considerando as expectativas do mercado para os benchmarks adotados, a volatilidade histórica dos ativos e a correlação entre os investimentos da carteira. O resultado desse estudo gera uma curva, denominada “fronteira eficiente”, por meio da qual a Entidade define a carteira ótima a ser adotada para o ano seguinte.

De posse desse estudo, a Diretoria Executiva interage e discute com o Comitê de Investimentos sobre as premissas utilizadas na elaboração do estudo, principalmente as projeções para os benchmarks. Em seguida, a Diretoria Executiva encaminha a PI para aprovação do Conselho Deliberativo.

Uma vez aprovada, a Política de Investimentos é divulgada aos participantes do plano, publicada no Portal do Participante, encaminhada à PREVIC e divulga aos públicos de interesse como, gestores de investimentos, custódia, consultor de risco, dentre outros.

Para ler a Política de Investimentos do Plano Promon MultiFlex, acesse o Portal do Participante (https://promon.participante.com.br/logon ) – área restrita do site institucional da Fundação Promon – faça o login e, na sequência, escolha as opções Sobre a Entidade>Documentos>Políticas de Investimentos>Plano MultiFlex.

Se tiver alguma dúvida sobre esse tema ou dificuldade para acessar o Portal do Participante, contate a Fundação Promon, fpps@promon.com.br.

<Voltar