Como aproveitar o benefício fiscal concedido pelo IR?

Se você é um participante ativo ou autopatrocinado da Fundação Promon, faz contribuições de natureza previdenciária e é optante da declaração completa do IR, poderá abater da base de cálculo 100% de suas contribuições feitas ao longo do ano ao plano de previdência complementar, limitado ao percentual de 12% da sua renda tributável total.

Para saber se você já atingiu esses 12%, faça o seguinte cálculo:

Se ainda houve margem, o MultiFlex prevê duas maneiras para você aproveitá-la e fazer os abatimentos:

  1. Contribuição extra (parcela única) que pode ser feita até o dia 28 de dezembro, por meio de depósito bancário. Para saber como proceder, contate a FPPS, via fpps@promon.com.br.
  2. Contribuição mensal para o próximo ano. Essa contribuição lhe dará a possibilidade de abatê-la de seu rendimento tributável mensal, reduzindo assim o IR retido na fonte.


Neste caso, o resultado é imediato.

Mas atenção aos participantes autopatrocinados: a contribuição à previdência complementar só se torna despesa dedutível se o beneficiário também contribuir para o INSS.

Se você é funcionário de uma das patrocinadoras ou autpatrocinado da Fundação Promon e quer alterar ou iniciar sua contribuição mensal, clique aqui e veja como você deve proceder.

<Voltar