Conheça as mudanças feitas nos investimentos do MultiFlex em 2019

A FPPS realizou em 2018, em conjunto com a empresa de consultoria especializada F3 Consultores, um extenso e criterioso processo de seleção para a escolha de três novos gestores para fundos de investimento exclusivos de renda fixa, chamados, conforme a legislação, de multimercados institucionais. No fim do processo, foram selecionados os gestores Mauá Capital, Vinci Partnerse Western Asset.

Além da substituição de quatro fundos exclusivos que a FPPS vinha mantendo há anos, foi feito o realinhamento dos mandatos dos novos fundos, que passaram a ter, em linhas gerais, uma maior liberdade de atuação em relação aos fundos anteriores no sentido de viabilizar que apresentem rentabilidades superiores ao longo do tempo. Em contrapartida, é esperado que tenham também maior volatilidade.

Esta alteração dos mandatos se deu em função do entendimento de que as condições atuais do mercado financeiro brasileiro, sintetizadas em níveis sustentados de taxas de juros mais baixos, requerem que os gestores (principalmente os de renda fixa) tenham maior liberdade e habilidade na obtenção de prêmios de retorno.

A constituição dos novos fundos foi concluída nos primeiros meses de 2019 e implicou na realocação de R$ 360 milhões da carteira do plano MultiFlex. Boa parte destes recursos estavam temporariamente aplicados em um fundo DI.

Entenda o que é um fundo de investimento exclusivo

Se você tiver alguma dúvida sobre este tema, contate a Fundação Promon, fpps@promon.com.br.

<Voltar