Diversificação

Em julho de 2020, o plano MultiFlex ampliou seu processo de diversificação da carteira de investimentos.

Além do aumento gradual do investimento em fundos imobiliários, que tem sido feito desde o fim de junho, estamos ampliando também a parcela alocada na classe de crédito privado.

Depois de um longo e criterioso processo, iniciado em 2019, contratamos um gestor especializado no segmento de fundos de pensão, a TAG Investimentos, para a gestão do mais novo fundo exclusivo da Fundação Promon: o TAG Castanheira FICFIM CP.

O propósito desse novo fundo, constituído na modalidade “fundo de fundos”, é buscar o acesso a fundos dedicados a estratégias de crédito privado, que, em termos bastante simplificados, compram títulos de dívida emitidos por empresas e bancos, que remuneram os investidores com prêmios conforme o risco de crédito (risco de capacidade de pagamento).

A estratégia do fundo TAG Castanheira será investir majoritariamente em títulos privados com baixo risco de crédito, os chamados “high grade” (ou “investment grade”). Uma parcela menor será reservada para os fundos de maior risco de crédito (“high yield”), que são aqueles que buscam rendimentos maiores, mediante todos os cuidados que a gestão de recursos previdenciários exige como alta diversificação, garantias robustas e monitoramento intenso.

Em breve, teremos mais novidades sobre as alocações do plano MultiFlex, na linha da diversificação consistente e qualidade no acesso a gestores e ativos.