Notícias - Previdencia Social

Brasileiros desconhecem ou "sabem pouco" sobre aposentadoria

Medo de eventuais mudanças na aposentadoria é maior entre quem tem menos informação
01/08/2016 09:57 de Alexandre Garcia | R7

Você sabe quais são as regras que vão levar você a conquistar a aposentadoria no futuro? Se sua resposta foi negativa, você está dentro dos 86% da população brasileira que diz saber pouco, não saber nada ou desconhecer completamente o assunto, segundo pesquisa divulgada pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) em agosto.

Realizado em parceria com a Ipsos Public Affairs, o levantamento entrevistou 1.500 pessoas. Desse total, 24% "não conhece" o sistema previdenciário, 22% "ouviu falar, mas não sabe nada a respeito", 40% "sabe pouco", 9% "sabe o suficiente" e 2% "sabe muito".

Entre as regiões do País, o maior nível de desconhecimento do sistema de aposentadoria está no Centro-Oeste, com 53%% da população afirmando que "não conhece" ou não sabe nada a respeito, seguido das regiões Norte (51%) e Sul (50%). Por outro lado, os moradores do Sudeste e do Nordeste foram os que mais afirmaram saber a respeito do assunto: 14% e 9%.

Já na comparação entre as faixas de renda, 20% dos membros da classe AB dizem ter conhecimento do regime de aposentadoria, contra 7% das faixas de renda DE, da qual 44% diz não saber a respeito.

O levantamento aponta ainda que, apesar de desconhecerem o sistema de aposentadoria, a maior parte da população (54%) já ouviu falar de mudanças no sistema previdenciário.

De acordo com o presidente da FenaPrevi, Edson Franco, parte dos 44% que afirmam não ter conhecimento a respeito das reformas sente o maior temor a respeito das eventuais mudanças.

— É uma mensagem de que quanto mais informação a pessoa tem, menos pessimista ela tende a ficar.

Apesar do maior pessimismo entre os que não ouviram falar das reformas, Franco lembra que a pesquisa indica para um "pessimismo generalizado" em relação às mudanças. A pesquisa aponta que a quantidade de pessoas que espera pela redução de direitos com a alteração cai de 64% para 50% na comparação entre os que desconhecem o projeto de mudanças e os que já ouviram a respeito.

A pesquisa também índica que 52% dos entrevistados acreditam que as possíveis mudanças na previdência vão dificultar o pedido de aposentadoria. Outros 32% dizem que as alterações vão melhorar e 5% dizem que não haverá alteração.