Você e a FPPS

A Fundação Promon Previdência Social administra dois planos de previdência complementar: o Promon MultiFlex, na modalidade Contribuição Definida (CD), e o Promon BásicoPlus, do tipo Benefício Definido (BD).

Disponível para todos os profissionais admitidos pelas empresas do Grupo Promon a partir de 2005, o MultiFlex é um plano de quotas, cujo valor dos benefícios futuros resulta de quatro variáveis:

  • contribuições mensais depositadas pela empresa patrocinadora em contas individuais de cada participante
  • contribuições efetuadas pelo próprio participante
  • rendimentos financeiros vinculados às aplicações
  • prazo de acumulação e usufruto de valores


As patrocinadoras efetuam depósitos mensais em contas individualizadas correspondentes a 5% do salário nominal de cada participante ativo. Adicionalmente a esta contribuição regulamentar, é facultado às patrocinadoras fazerem contribuições adicionais calculadas como um percentual do salário ou um percentual da contribuição do participante.

Os participantes podem acelerar o crescimento de sua poupança no plano aportando livremente suas próprias contribuições, com opções para fazê-lo mensalmente ou de forma esporádica.

As quotas do MultiFlex são rentabilizadas por meio de investimentos realizados no mercado financeiro, obedecendo aos parâmetros legais e ao estabelecido na Política de Investimentos do Plano.

Os benefícios assegurados pelo plano MultiFlex tanto para os participantes assistidos como para os beneficiários são:

  • Aposentadoria normal
  • Aposentadoria antecipada
  • Aposentadoria por invalidez
  • Pensão por morte
  • Pecúlio por morte


Na hipótese do desligamento do participante da empresa patrocinadora antes de atingir as condições requeridas pelo plano para obter o benefício de aposentadoria, e após cumprir as carências cabíveis, o participante tem a possibilidade de escolher entre quatro institutos (opções) a ele oferecidos: Benefício Proporcional Diferido, Autopatrocínio, Portabilidade e Resgate. Leia o regulamento do Promon MultiFlex e conheça os detalhes sobre esse plano.

Investir no Plano MultiFlex traz diversas vantagens ao participante, como, por exemplo:

  • Devido ao volume de capital gerenciado pelo MultiFlex, os participantes têm acesso a tipos de investimentos e taxas de administração inacessíveis ao investidor comum, oferecidas pelo mercado financeiro somente para os chamados investidores institucionais.
  • A taxa administrativa cobrada pela Fundação é determinada anualmente com o objetivo único de cobrir os custos da Fundação Promon, visto que trata-se de uma entidade sem fins lucrativos.
  • As contribuições equivalentes até 12% do salário são deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, para aqueles participantes que utilizam o modelo completo de declaração de ajuste.
     

O segundo plano administrado pela FPPS é o BásicoPlus, encerrado para novas adesões desde 2005. As contribuições são feitas pelos participantes e pelas patrocinadoras na medida necessária para garantir os benefícios pactuados. O plano faz suas aplicações seguindo sua Política de Investimentos, estruturada a partir de estudos de ALM (Asset Liability Management), que consistem em correlacionar os ativos constantes da carteira do plano com o fluxo de pagamento dos recursos futuros de seus participantes. Leia o regulamento Promon BásicoPlus e conheça os detalhes sobre esse plano.

As receitas e despesas administrativas dos planos MultiFlex e BásicoPlus, referentes aos seus gastos com a gestão previdencial e de investimentos, ficam registradas no Plano de Gestão Administrativa (PGA), o qual possui regulamento e balanço próprios, além de ter seus recursos financeiros aplicados conforme sua própria Política de Investimento. Leia o regulamento do PGA e conheça os detalhes sobre esse plano.