O que é orçamento

É importante que toda movimentação de seus recursos financeiros, incluindo todas as receitas (rendas), todas as despesas (gastos) e todos os investimentos, esteja anotada e organizada. É esta a função do orçamento doméstico.

Planejá-lo é uma atitude muito importante. É necessário definir prioridades, estabelecer metas e fazer escolhas. É uma ação que pode envolver toda a família. Aprender a controlar receitas e despesas ajuda a construir as bases para uma vida financeira saudável, com bem-estar e equilíbrio. Sem planejamento, você e sua família podem enfrentar muitos problemas. Isso não significa que você vai se tornar um “controlador dos desejos” de todos. Esse processo pode ocorrer de modo tranquilo, com objetivos definidos, metas e diálogo bem aberto.

Para começar a organizar suas finanças pessoais você precisa obter respostas para três perguntas:

  • Quanto você realmente ganha por mês?
  • Quanto gasta por mês?
  • Sobra ou falta dinheiro a cada mês?

E, claro, é importante que o orçamento seja ajustado para que “sobre” dinheiro a cada mês. Somente assim você conseguirá formar uma poupança para eventuais emergências e investir de modo a ter recursos suficientes para realizar sonhos e preparar sua aposentadoria.

 

 Para mais informações sobre aspectos financeiros, acesse:
_Portal da Educação Financeira | Como Investir - ANBIMA
_Finanças práticas
_Caderno de Educação Financeira | Gestão de Finanças Pessoais - Banco Central do Brasil